Prejuízo: Ausência de pais nas escolas em Araioses

É notória a importância de os pais acompanharem a vida escolar de seus filhos.
Comparecer em reuniões importantes, procurar se manter informados sobre o desempenho de seus filhos, se fazer presente periodicamente na instituição de ensino a fim de se manter a par da “segunda vida” da criança ou adolescente são obrigações básicas que podem trazer como consequência um resultado melhor na média final.
Um grande problema na educação de Araioses é a ausência de muitos pais nas escolas até mesmo no final do ano letivo, momento em que a Unidade Escolar entrega os boletins com o aproveitamento do aluno durante os bimestres.
Essa carência pode trazer consequências gravíssimas ao futuro dos discentes, pois, geralmente, crianças ou adolescentes não reagem bem sem estímulos ou incentivos…

A cada fechamento de ciclo escolar temos um grande desafio: entregar o boletim do aluno com as notas para os pais/mães ou responsáveis.
Isso porque apesar dos esforços empreendidos pelos gestores escolares e professores, ainda temos muitos pais que não comparecem na escola.
A ausência dos pais na rotina escolar causa muitos danos ao processo de ensino e aprendizagem e o distanciamento da realidade escolar do aluno gera a certeza para essa criança em formação de que não existem limites e de que os pais não se sentem responsáveis pelo seu sucesso ou o seu fracasso.
Ainda assim, esse é um desafio perseguido e com alguns objetivos atingidos.
O importante é não desistir.
Afinal, a realidade escolar somente mudará com a participação ativa da família.
Parabéns às escolas que vencem as dificuldades e conseguem atrair pais, mães e/ou responsáveis para as reuniões escolares.
– SEMEA

Acompanhar a vida escolar de seus filhos é uma ótima forma de ajudá-lo a sanar, mesmo que indiretamente, alguns problemas de sua comunidade! 😉

O que achou do conteúdo dessa postagem? Comente rolando para baixo! (Você pode comentar usando a sua conta do Facebook ou do Google!)

Com informações de Secretaria Municipal de Educação de Araioses
Imagem: Reprodução/ E.E. Professora Hélia Divino de Souza
Edição: Panorama Araiosense/ Jonatan Aguiar

Leia Mais
Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial
Open