Sampaio Araioses vence Vivaz (RR) e é o representante do Maranhão das quartas da Copa do Brasil de Futsal

Em jogo emocionante e acirrado, o araiosense fez 7 gols contra 5 do Vivaz, em Boa Vista-RR.

Com gols de Pirulito, Marciano, Denir, Profeta e Ricky, o Sampaio Futsal Araioses fez história e, pela primeira vez, chega às quartas de final da Copa do Brasil de Futsal, sendo a única equipe maranhense na disputa do campeonato, visto que as equipes do Balsas e da ATLEF foram eliminadas, ambas pelo Esmac, do Pará.

-------- Continua depois da publicidade --------

Em jogo emocionante e acirrado, o araiosense fez 7 gols contra 5 do Vivaz, em Boa Vista-RR. O primeiro gol foi marcado logo no início do primeiro tempo por Guilherme (camisa 10), do Vivaz; Pirulito (3) marcou para o Sampaio e empatou; Victor (19) marcou o segundo do Vivaz, e Marciano (12), do Sampaio, empatou novamente. Guilherme (10) fez mais um gol para o Vivaz e Profeta (10) empatou de novo. O primeiro tempo terminou tudo igual: 3 a 3.

No segundo tempo, Pirulito (3) marcou mais um e colocou o Sampaio à frente do placar pela primeira vez no jogo (4 a 3), e o capitão Denir (11) ampliou a vantagem do Tubarão para 5 a 3. O Vivaz respondeu à ofensiva do Sampaio e também fez uma sequência de dois gols, de Kayo (9) e Gabriel (15), respectivamente, deixando tudo igual de novo.

Nesse momento, faltavam cerca de cinco minutos para o término do tempo regular da partida e havia o perigo de o Vivaz marcar mais um gol e levar o jogo para a prorrogação ou até para os pênaltis, mas Marciano (12) e Ricky (17) decidiram e ajudaram a garantir a classificação do Sampaio para as quartas de final do campeonato pelo placar final de 7 a 5 para o maranhense.

Em Araioses, a prefeitura instalou um telão na praça do Viva. A chuva que se iniciou por volta das 20h até ameaçou atrapalhar o programa, mas logo passou, e vários torcedores se reuniram para assistir a vitória do tricolor.

foto: reprodução

O próximo confronto será contra o Canindé Agrovila, de Sergipe. O jogo de ida já está marcado: dia 18 deste mês de junho, em Canindé de São Francisco-SE. O jogo de volta ainda não tem data marcada, mas será entre 28/06 e 03/07, em São Luís-MA.

-------- Continua depois da publicidade --------

Critério para classificação

Diferente de outros campeonatos, em que é contado o saldo de gols, na Copa do Brasil de Futsal, são contabilizados somente os resultados (vitória, derrota ou empate) para definir quem passa de fase. Ou seja: tomando o exemplo real da disputa entre Sampaio e Vivaz, na qual o maranhense venceu em São Luís por 2 a 0, o único critério levado em consideração é a vitória do tricolor sobre o alvi-azulino.

Para passar de fase, interessava ao Sampaio a vitória, diante de qualquer placar, ou até mesmo o empate; e ao Vivaz, somente a vitória, também independente do placar. Acontece que mesmo em caso de vitória do roraimense, a partida ainda seria levada à prorrogação e aos pênaltis, pois o resultado de vitória do Sampaio no jogo de ida, e do Vivaz no de volta, seria como um empate para o critério classificatório. Como o Sampaio venceu ambas as partidas, está classificado para as quartas de final da copa.

Por Jonatan Aguiar/Panorant
Imagem destacada: Dilson Lima/Sampaio Futsal Araioses

Leia Mais
Semana Nacional de Tecnologia 2021 discute inclusão digital de jovens
Open