Inscrições para o Prouni e para Fies começam em agosto

BRASÍLIA – As inscrições para o processo seletivo do programa Universidade para todos (Prouni) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão abertas em agosto. Os candidatos concorrerão a vagas em instituições privadas de ensino superior para o segundo semestre de 2022.

As inscrições para o Prouni serão de 1° a 4 de agosto e para os Fies, de 9 a 12 de agosto. Para os candidatos que não conseguiram o cadastramento no Fies para o primeiro semestre, a complementação das inscrições postergadas ocorrerá entre os dias 27 e 29 de julho.

Maria Eduarda Lima é estudante de inscrição informatizado, a estudante não teve dificuldades em acessar a plataforma. Ela já havia sido informada na escola sobre o sistema e ainda pesquisou sobre.

A dificuldade encontrada por Maria Eduarda foi a escolha da instituição, pois a sua primeira opção só possuía uma vaga com bolsa integral. Por isso, é importante ter outra opção para inscrição, pesquisando quais as possíveis faculdades em que a inscrição pode ser feita.

“Com certeza, o mais chamativo é você ter essa oportunidade com o Prouni, que te oferece a bolsa de 100% e te dá a chance de poder estudar em uma instituição assim”, finaliza a universitária.

REQUISITOS PARA OPROUNI

O candidato precisa ter realizado o Enem 2021 e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Não serão aceitos candidatos que obtiveram nota zero na prova de redação do Enem ou que participaram do exame na condição de treineiro.

Após a pré-seleção, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Com a comprovação homologada, o candidato obtém a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso desejado. Caso o candidato comprove renda mensal per capita exigida de até três salários mínimos, poderá ser selecionado para a bolsa parcial, que cobre 50%do valor da mensalidade.

Além dos requisitos referentes à pontuação e à renda, o candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada. Entretanto, alunos de escola pública ou com bolsa integral ou parcial em escola privada contarão com prioridade para a pré-seleção das bolsas do Prouni.

Por Mateus Coutinho/Panorant

Leia Mais
Presidente sanciona lei que destina R$ 300 milhões para o auxílio gás
Open